10 Dicas para Limpeza de Vidros e Box

A Limpeza de vidros pode parecer fácil, já que de modo geral eles são lisos  e não acumulam tanta sujeira como outros materiais porosos de decoração existentes em sua casa.

No entanto é preciso ficar atento em que produto usar na limpeza do vidro, espelho ou box  já que alguns possuem metais em sua composição e podem oxidar se não forem limpos corretamente.

Devido a sua delicadeza, a utilização de produtos e técnicas de limpeza incorretas podem riscar e danificar o material.

Assim como líquidos, alimentos e animais causa manchas em estofados exigindo um serviço de LIMPEZA DE SOFÁ, manchas de sabonete, shampoo, pasta de dente, cola, gordura e outros resíduos,  são alguns dos problemas mais comuns em vidros e espelhos, que também precisam de limpeza.

Para ajudar na limpeza de vidros em geral (box para banheiro, espelhos, janelas e portas) siga essas dicas úteis:

Água e Sabão neutro – De modo geral utilizar agua, sabão e um pano macio que não solte fiapos (perfex por exemplo) é o suficiente para a maioria das manchas. mas é importante secar bem depois de limpar os vidros.

Vinagre branco (sem excesso) – Se a mancha persistir utilize uma esponja macia (não use o lado grosso)  embebida em vinagre branco. após remover a mancha utilize a dica acima (agua e sabão) e seque bem.

Vidro rugoso ou pontilhado – Alguns modelos de Box para Banheiro possuem superfície com textura. Nesse caso pode ser usado uma escova macia, um pote contendo uma solução de água e sabão neutro e um borrifador. Escove a sujeira acumulada nos pontos difíceis e use o borrifador para dispersá-la.

O Papel correto – Papel toalha de qualidade e panos de micro-fibra são muito úteis na limpeza tenha-os sempre em mão para efetuar a secagem após a limpeza de vidros.

Nada de tolhas de algodão – Esse é um erro comum  – utilizar toalhas de algodão para limpar vidros. O resultado não poderia ser outros fiapos espalhados por todo o vidro.

O mito do jornal velho – Muitos utilizam jornal velho na limpeza de portas de vidro. Inclusive alguns hotéis, por muitos anos, usaram essa técnica. Apesar de servir na limpeza (devido a química existente na tinta do jornal) isso suja suas mãos e pode sujar o local onde está sendo feita a limpeza.

Produtos químicos especiais – Alguns produtos denominados limpa vidros funcionam, mas possuem produtos químicos que vão para o ralo e agridem a natureza. Só use em ultimo caso.

Solução natural – Se você quer ser ecologicamente correto e produzir seu produto de limpeza para vidro e ainda de quebra economizar um dinheiro faça uma mistura com um 300ml de álcool 70, 300ml de agua filtrada e uma colher de sopa de vinagre branco. Não esqueça de secar bem sempre ao final do processo.

Água quente para gordura – Se a mancha for de gordura a água quente com sabão neutro dá conta do recado. Experimente!

Rodo – Se for limpar janelas e vidros grandes utilizando rodo lembre-se de fazer o trabalho rápido lave e seque logo para ter um bom acabamento no serviço.